Akira

Akira



Autor: Katsuhiro Otomo

Primeiro mangá japonês a ficar famoso no mundo todo, conta a história de Kaneda, Tetsuo e seus amigos num Japão futurista pós-guerra. Akira é um projeto de super-dotados mantido em segredo pelo governo japonês.

História
Após a completa devastação da cidade de Tokyo, em 1988 ocasionada por uma bomba de origem desconhecida tem início a Terceira Guerra Mundial. 31 anos depois, em 2019 a cidade é reconstruída e ganha um novo nome, Neo-Tokyo. Numa cidade (assim como todo o país) onde a decadência grupos subversivos, gangues violentas e atentados terroristas se fazem presentes em todos o cantos nossa história se inicia. Kaneda, um adolescente das ruas, é o líder de uma gangue de motoqueiros em constante combate com outras especialmente contra a dos chamados "palhaços" uma gangue rival. Kaneda (assim como seu amigo Tetsuo, um outro integrante da gangue) é um dos "filhos" de um país em crise destruído pela guerra. Kaneda e Tetsuo foram abandonados por seus pais quando crianças em um orfanato, deixados à própria sorte. Cresceram revoltados, num ambiente de violência e destruição do pós guerra. Num de seus constantes combates com outras gangues Kaneda conhece uma estranha criança que explode a moto de Tetsuo quando este acidentalmente a atropela, deixando-o ferido. E o rosto dessa estranha criança é de um velhinho...

Porém, nada acontece a criança. Surgem então helicópteros de onde descem soldados armados sob comando de um homem tratado somente como "Coronel". Uma Tropa do exército captura Tetsuo e a estranha criança e os leva a um laboratório militar onde descobre-se que ele possui um imenso poder psíquico adormecido e, devido a isso é escolhido para ser a cobaia de um projeto ultra-secreto do governo japonês. É então submetido a uma operação que desenvolverá nele incríveis poderes paranormais, transformando-o num novo e letal armamento capaz de destruir cidades inteiras. Todos que já sofreram essa operação são denominados cobaias ou corpos experimentais pelo governo japonês. AKIRA foi o primeiro a sofre essa transformação e agora repousa num abrigo subterrâneo. Kaneda na tentativa de libertar Tetsuo une-se a Kay e seu grupo terrorista, porém ele já havia decidido, colocando seu ódio e força a serviço de sua sede de liberdade e vingança, transformando-se em uma arma viva mais poderosa que uma arma nuclear.
Tetsuo desenvolveu inúmeros poderes paranormais tais como a chamada telecinese, a capacidade de mover objetos a distância, com essa capacidade ele pode simplesmente esmagar pessoas ou criar um escudo protetor intransponível. Ele está descontrolado com os imensos poderes que recebeu e em sua caminhada em direção ao seu destino deixa um imenso rastro de sangue e destruição. Nada mais importa agora a Tetsuo, a não ser o seu ódio e a raiva que agora toma conta de seu corpo. Nas ruas de Neo-Tokyo agora governada por políticos corruptos e num país em crise, ele está disposto a acabar com todos que aparecerem em seu caminho, e para detê-lo o único ser capaz dessa façanha é AKIRA. Um confronto torna-se inevitável.


Personagens


Compartilhar